Informação Técnica Mapa 2023

Informação Técnica Mapa 2023

Mapa Urbano da Cidade de Aveiro, inicialmente cartografado em Setembro de 2016, tendo sido ampliado e actualizado ao longo dos anos. Este mapa utiliza a simbologia ISSprOM 2019-2 da International Orienteering Federation.

O mapa da zona a utilizar no Aveiro City Race 2023 (prova da manhã) já é conhecido (ver mapa em baixo) e foi actualizado em Outubro de 2023. Esta etapa irá percorrer a zona do Cais da Fonte Nova, o Bairro do Liceu e a zona central de Aveiro, incluindo as zonas verdes.

O mapa da zona da Forca, que será utilizado na prova da tarde, junta-se ao mapa da Cidade de Aveiro e foi desenhado em Setembro de 2023.

A cidade de Aveiro sofreu muitas obras de requalificação desde 2021 para cá, estando atualmente em curso a requalificação de inúmeras vias e passeios. Por esta razão, a organização terá o cuidado de fazer uma verificação das zonas de obras nas semanas que antecedem o evento.

O trânsito não estará cortado durante as provas. Os participantes devem zelar pela segurança de todos os utilizadores da via pública.

Mapa de Seniores Masculinos / Aveiro City Race 2021


Cartógrafo:

  • Mapa inicial
    • Rafael Miguel (2016)
  • Ampliação
    • Rafael Miguel (2018)
  • Atualização Malha Urbana
    • Rafael Miguel (2023)
  • Mapa Novo da zona da Forca (prova da tarde)
    • Rafael Miguel (2023)


Escalas

  • 1:4000


Equidistância

  • 2,5m

Notas gerais sobre a cartografia

Conforme o ISSprOM 2019-2, as vias mais movimentadas foram desenhadas com o símbolo “501 – Paved area (heavy traffic)” (símbolo de pavimento mais escuro). Nessas vias as passadeiras estão assinaladas com o símbolo de pavimento mais claro, conforme imagem seguinte, de forma a auxiliar os atletas a perceberem onde será mais fácil realizar o atravessamento.

Zonas de esplanadas e obras vão estar marcadas com o símbolo “714 – Temporary construction or closed area (area & boundary)” conforme o exemplo seguinte:

Entre os parques de Santo António e Infante D. Pedro existe uma ponte metálica dedicada à passagem de peões. Esta ponte tem duas zonas com 3 níveis de circulação e, por isso, é impossível desenhá-la segundo as normas ISSprOM 2019-2.

Na prova Aveiro City Race 2023 optámos por interditar a passagem sobre a ponte, representando-a com o símbolo 522 (canopy/coberto). Sob a ponte existem diversas passagens para peões, tornando seguro o atravessamento da via.

Abaixo pode consultar um excerto onde é possível observar como estará a ponte desenhada no mapa de competição e uma fotografia do local em questão.

Na etapa da tarde, Forca Sprint, existem dois edifícios complexos junto à Loja do Cidadão, por terem dois níveis.

Os dois edifícios foram desenhados de forma diferente. Num dos edifícios foram desenhados os dois níveis e no outro o nível inferior foi ignorado.

Edifício 1 – Nível inferior não desenhado.

Em seguida pode observar o edifício (convidamo-los a consultar o Google Street View) e a forma como foi desenhado. Importa referir que a escadaria à esquerda é composta por 4 lanços de escadas mas no mapa apenas estão desenhados dois lanços.

Edifício 2 – Ambos os níveis estão desenhados. Este edifício fica a Noroeste do anterior.

Em seguida pode observar o edifício (convidamo-los a consultar o Google Street View). Não apresentamos a forma como está desenhado o mapa porque se encontra 100% de acordo com as normas ISSprOM 2019-2.